Subscreve o meu canal Youtube

BOOKTIQUE

YOUTUBE

quarta-feira, 30 de março de 2016

A quem dedico o novo livro "Vida na estrada"



A quem dedico o novo livro "Vida na estrada"...



"Dedicatória"

Desta forma pretendo prestar a minha justa e merecida homenagem aos motoristas internacionais de todo o mundo, em especial, aos portugueses, e a todos aqueles que no exercício das suas funções nos deixaram mais cedo.
Uma vida de solidão com as estradas e pensamentos por vezes bastantes dolorosos, pensando nos que mais amamos e por força das circunstâncias tiveram que deixar para trás para lhe proporcionar uma melhor vida.
A imensa responsabilidade no transporte de mercadoria e os perigos que enfrentam diariamente, fazem que os considere uns “autênticos heróis”.
Eu próprio que por lá passei, senti na pele essa imensa responsabilidade.
Para além dos habituais perigos rodoviários, acrescem os perigos da carga que transportamos, que quando mal “amanhada” poderão fazer toda a diferença entre a vida e a morte.
A vontade em continuar a “comer” quilómetros, estrada fora, seja por razões económicas, seja por imposição patronal, continuam a levar ainda hoje, motoristas um pouco por todo o mundo, de forma violenta e precoce.
O simples acto do banho diário, torna-se numa autêntica aventura para qualquer motorista internacional.
Existem destinos em que este hábito não poderá ser realizado por inexistência de áreas de serviço ou condições mínimas necessárias para o efeito.
Bem dito o homem que inventou as famosas “toalhitas”, produto com o qual enganamos a mente quando precisamos nos higienizar os corpos suados do trabalho árduo inerente á profissão.
As horas de refeição, são quotidianamente, aventuras com que se debatem os “heróis da estrada”.
Se bom tempo está basta escolher o parque, a área de serviço ou o lugar que mais nos aprouver.
Em dias de neve, chuva e vento forte, nada a fazer.
Umas quantas bolachas, um pouco de leite e deitar a dormir pedindo a Deus que no dia seguinte o tempo nos ajude para que possamos alimentar-mo-nos com uma refeição quente.
Por estas razões e outras que mais detalhadamente relatarei durante a narrativa do livro, quero prestar a minha singela homenagem mas sincera a todos os motoristas internacionais do mundo inteiro, que arriscando as suas próprias vidas, nos garantem enorme qualidade de vida quando nos dirigimos, por exemplo, a um qualquer supermercado para nos abastecer para mais um mês, sem que nunca pensemos no percurso turtuoso que levou aquele produto ali chegar e a ser retirado com um pequeno gesto.
A esses “heróis” que são pagos a valores substancialmente inferiores a de uma empregada de limpeza (sem qualquer tipo de menosprezo para estas), o meu MUITO OBRIGADO por cuidarem de nós.

Á “JLS TRANSPORTES INTERNACIONAIS SA”, pela oportunidade que me deu em abraçar esta profissão, formando-me com excelência.
Sem nenhuma experiência em condução destes gigantes da estrada, foi a única empresa que apostou em mim e em outras centenas de pessoas, criando postos de trabalho e riqueza com constantes entradas de divisas, fruto da excelência do trabalho preconizado por esta organização profissional.
“Seu Zé”, nome do fundador e Nº1 da empresa, é sem dúvida um empreendedor a ter como exemplo.
Iniciou a sua actividade com apenas um camião e paulatinamente foi crescendo de forma sustentada.
Na época, quando integrei os quadros da empresa 150 eram o número de camiões que lhe pertenciam.
Quando abandonei a profissão, volvido cerca de 24 meses, o número tinha aumentado em mais de 50.

Ao “Seu Zé”, ao Sr. Jorge Correia, aos meus queridos “Chefes”, Luís Pina e Pedro, ao Pinto, fabuloso e bem disposto mecânico e a tantos outros com quem tive o prazer de trabalhar e conhecer, o meu MUITÍSSIMO OBRIGADO, por todo o vosso apoio, companheirismo e amizade.

Não podia deixar de reservar um espaço especial para aquele que, corajosamente, me confiou o “seu” camião, completamente carregado, por essas estradas fora da Europa, ensinando-me tudo o que sei sobre esta nobre e dura profissão.

Ao “JORGE PORTELA”, profissional ímpar, honesto e dedicado á empresa que o acolheu á cerca de uma dezena de anos, dignificando-a, o meu reconhecimento público pela sua paciência, carinho e motivação que sempre cuidou em dar-me. 
Sem ele e provavelmente teria desistido ao fim de duas semanas.
Hoje, inabalável ficou a nossa amizade, fruto dos dias de formação que me proporcionaste e os bons momentos por que passámos juntos.
Para ti, em especial, o meu profundo reconhecimento reiterado de agradecimento, respeito e admiração pelo profissional que és e pela excelente pessoa em que transformaste.

“OBRIGADO PORTELINHA!”

Finalmente e de uma forma mais generalizada, dedicar este livro a todos os motoristas internacionais do Mundo inteiro.
Para mim, sóis, indubitavelmente, os “heróis” desconhecidos a quem devemos o nosso total respeito e admiração.
Cuidais de nós para que nada nos falte.
Arriscais por nós as vossas valiosas vidas para que nada nos falte.
Deixais para trás os que mais amais para que nada lhes falte.
Curvo-me perante a vossa coragem.

“OBRIGADO HERÓIS DA ESTRADA!”

Sem comentários:

Enviar um comentário